TIMES

jogo das estrelas

Os Times do Jogo das Estrelas 2024

Os craques em atividade no NBB CAIXA, as lendas que fizeram história na competição e continuam brilhando, as revelações da nova geração, que já estão pedindo passagem e arrebentando nas quadras de todo o Brasil, e a legião de estrangeiros que abrilhantam o basquete nacional. Todos estarão reunidos para a disputa da 16ª edição do Jogo das Estrelas, entre 11 e 17 de março no Ibirapuera, em São Paulo.

Como em 2023, os astros do basquete brasileiro estarão divididos em quatro equipes: Time Brasil 1, Time Brasil 2, Time Mundo e Novas Estrelas. Cada equipe será composta por comandada dentro de quadra por um capitão e fora dela por respeitados técnicos de equipes que disputam o NBB CAIXA.

O evento principal ocorre no dia 16 de março com confrontos que colocarão frente à frente Time Elinho, Time André Góes, Time Larry Taylor e Time Márcio. Conheça um pouco mais dos capitães e quem são os integrantes de cada time:

Brasil – André Góes (UNIFACISA)

André Luiz Bresolin Góes, ou simplesmente, André Góes é um dos atletas com mais tempo de NBB CAIXA. Esteve presente desde a primeira edição e só não participou da temporada 2014/15. Ou seja, já são 15 temporadas do ‘Andarilho do basquete’. Apesar de tanto tempo em quadra, o líder da UNIFACISA com sua camisa 40, vai apenas para sua segunda participação no Jogo das Estrelas, primeira como capitão. Na participação anterior, em 2021, estava no Time Marquinhos, mas não venceu.

André vem de Chapecó (SC) e estreou em 2008/09 pelo Joinville. No decorrer de sua trajetória no NBB CAIXA, o ala passou por mais sete times: Pinheiros, Fortaleza Basquete Cearense/CFO, Macaé, Vitória, Sesi Franca, Mogi Basquete e está há três temporadas na UNIFACISA. É considerado o cara do “clutch”.

Seu time terá como treinador Léo Figueiró, do R10 Score Vasco da Gama. Góes participou do Draft junto com o outro capitão do Time Brasil 2, Elinho, para escolher oito atletas para sua equipe. Inclusive, no confronto de semifinal, os dois Times Brasil se enfrentarão. Confira os integrantes do Time André Góes (Brasil 1):

André Góes (UNIFACISA) – 36 anos – ala

Lucas Dias (Sesi Franca) – 28 anos – ala-pivô

Cauê Verzola (Vasco) – 35 anos – armador (substituindo Gui Deodato)

Paranhos (Minas) – 32 anos – pivô

Vezaro (Minas) – 31 anos – ala

Rafael Rachel (UNIFACISA) – 23 anos – ala-pivô

Fuzaro (Minas) – 29 anos – ala

Victão (Paulistano) – 26 anos – ala-pivô

Eugeniusz (R10 Score Vasco) – 23 anos – ala-armador

Brasil – Elinho Corazza (Corinthians)

Elio Corazza Neto, após 14 temporadas do NBB CAIXA, está com seus melhores números de média de assistências por jogo. O armador do Corinthians lidera o quesito na temporada 2023/24 com 8 assistências por partida. Será a quinta participação do camisa 55 no Jogo das Estrelas, a primeira como capitão de um dos times Brasil. Ele estava no time Lucas Dias de 2023, que foi o campeão do torneio.

Elinho estreou na temporada 2010/11 no NBB CAIXA pelo Paulistano e passou por Minas, Mogi Basquete, Sesi Franca e São Paulo antes de se transferir nessa temporada para o Corinthians. Em seu currículo carrega o título do NBB CAIXA de 2017/18 com o Paulistano, o título da BCLA com o São Paulo em 2021/22, uma Copa Super 8 de 2020 com Sesi Franca, além de 2x campeão sul-americano, 6x campeão paulista, 2x melhor armador do NBB CAIXA e 2x líder de assistências.

Seu time terá como treinador Demétrius Ferracciú, do Paulistano. Elinho participou do Draft junto com o outro capitão do Time Brasil 1, André Góes, para escolher oito atletas para sua equipe. Inclusive, no confronto de semifinal, os dois Times Brasil se enfrentarão. Confira os integrantes do Time Elinho (Brasil 2):

Elinho (Corinthians) – 34 anos – armador

Alex Garcia (Bauru Basket) – 43 anos – ala

Gabriel Jaú (Flamengo) – 25 anos – ala-pivô

Didi (Flamengo) – 24 anos – ala

Lucas Lacerda (Mogi) – 26 anos – armador

Anderson Rodrigues (Bauru Basket) – 26 anos – pivô

Cauê Borges (Corinthians) – 33 anos – ala

Kevin Crescenzi – 31 anos – ala-armador (substituindo Renato Carbonari)

Paulichi (R10 Score Vasco) – 26 anos – ala-pivô

Mundo – Larry Taylor (Bauru)

Larry James Taylor Junior é uma verdadeira lenda do NBB CAIXA. O ala/armador que veio de Chicago, nos Estados Unidos, participou de simplesmente todas as 16 edições do principal campeonato de basquete do país. Está com 43 anos e tem muita lenha para queimar ainda. É o capitão do Time Mundo pela primeira vez, no entanto, será sua 9ª participação no Jogo das Estrelas. Sua primeira participação foi justamente no Time Rosa Branca, o primeiro vencedor do evento, em 2009. A última vez que atuou foi  em 2022, pelo Time Brasil Gui Deodato.

Um dos seletos jogadores que ultrapassaram a marca dos 500 jogos pelo NBB CAIXA, Larry Taylor é um atleta de apenas dois times dentro da competição. Ficou por sete temporadas no Bauru Basket, migrou para o o Mogi Basquete por três temporada e retornou ao Dragão para a temporada 2018/19. Ou seja, não estava na única vez que seu atual time levantou a taça do campeonato, em 2016/17. O que não tira o brilho de uma carreira de quem se aproxima dos 6500 pontos e já ultrapassou 2000 rebotes e 2000 assistências.

Seu time terá como treinador Léo Costa, do Minas. Larry não participou do Draft para escolher oito atletas para sua equipe, foram selecionados estrangeiros os mais votados. No confronto de semifinal, enfrentará o Time Novas Estrelas. Confira os integrantes do Time Larry Taylor (Mundo):

Larry Taylor (Bauru Basket) – 43 anos – ala-armador

Franco Baralle (Minas) – 25 anos – armador

Chuzito (Minas) – 34 anos – ala-armador

David Jackson (Sesi Franca) – 41 anos – ala-armador

Isaac Thornton (Botafogo) – 33 anos – ala

Dontrell Brite (Bauru Basket) – 29 anos – armador

Dexter McClanahan (Fortaleza) – 26 anos – ala

Trevor Gaskins (UNIFACISA) – 34 anos – armador

Nate Barnes (Pato Basquete) – 33 anos – armador

Novas Estrelas – Márcio (Sesi Franca)

Márcio Henrique da Costa Santos, apesar de muito jovem, vai para seu terceiro Jogo das Estrelas, sempre atuando pelo time Novas Estrelas, mas na primeira vez como capitão. Tem seis temporadas no NBB CAIXA, todas atuando pelo Sesi Franca. É considerado um dos mais promissores alas/pivôs brasileiros da atualidade, com 22 anos. Tanto que também já acumula passagem pela Seleção Brasileira.

Com mais minutos em quadra, o mineiro de Três Corações mostra que 2023/24 é a melhor temporada de sua curta trajetória entre os profissionais e que está em notável evolução. Nesta temporada tem 13,6 pontos por jogo e sua média é de 7,8 na carreira. Da mesma forma, ocorre com os rebotes que a média é de 4,1 e subindo graças ao 6,7 que pega por partida no NBB CAIXA atual. Ele tem em seu hall de conquistas o bicampeonato do NBB CAIXA das últimas duas temporadas, duas Copa Super 8, a BCLA e o Mundial Interclubes da temporada passada.

Seu time terá como treinador Bruno Porto, atualmente sem clube. Márcio não participou do Draft para escolher oito atletas para sua equipe, foram selecionados novos talentos os mais votados. No confronto de semifinal, enfrentará o Time Mundo. Confira os integrantes do Time Márcio (Novas Estrelas):

Márcio (Sesi Franca) – 21 anos – ala-pivô

Daniel Onwenu (Corinthians) – 21 anos – ala-armador

Buiú (Cerrado) – 23 anos – armador

Zu Jr. (Sesi Franca) – 20 anos – ala-armador

Novaes (Pato Basquete) – 22 anos – ala-pivô

Brunão (Paulistano) – 21 anos – ala-pivô

Djalo (Pinheiros) – 22 anos – ala-pivô

Léo Cravero (Caxias) – 22 anos – ala

Adyel (Pinheiros) – 21 anos – ala-armador

#JOGODASESTRELASNBB