O Jogo das Estrelas 2025, realizado no final de semana dos 21 e 22 de março, em Belo Horizonte (MG), trouxe uma série de ações inovadoras de engajamento para o fã de basquete, tanto fisicamente quanto nas plataformas digitais. A experiência foi completa para quem participou do evento dentro e fora da Arena UniBH e, claro, para aqueles que ficaram grudados na tela do celular ou puderam acompanhar tudo pela tevê.
Ao lado dos patrocinadores e apoiadores, a LNB trouxe experiências como a Arena CAIXA, o “parque de diversões do basquete” aberto ao público, que recebeu mais de 1.000 pessoas nos dois dias de Jogo das Estrelas. Com diversas atrações e distribuição de brindes, o espaço de 350m², localizado no Salão de Festas do Minas Tênis Clube, tinha fliperamas de basquete, jogo da velha, exposição de bolas, árvore do basquete e muito mais.
As famílias se divertiram na Arena CAIXA. Foto: Yuri Reuters/LNB
Além da Arena CAIXA, também rolou a exposição “Fundamentos”, feita pelo curador Gustavinho Lima. No clube, um festival de basquete movimentou mais de 500 meninos e meninas nas quadras da “Areninha”, com torneios de 3×3, basquete em cadeira de rodas e mini basquete.
Uma das novidades dessa edição do Jogo das Estrelas foi o “Passaporte das Estrelas”, pacote de ingressos que garantia ao fã uma série de experiências exclusivas, como acesso ao Café com as Estrelas, clínica com atletas e técnicos, além de assentos de quadra VIP nos dois dias de evento.
“Nosso objetivo com o Jogo das Estrelas é proporcionar ao fã de basquete uma experiência única, seja in loco ou à distância, e assim aumentar a conexão do NBB com a comunidade e aproxima-la dos atletas e do produto como um todo. Acredito que nosso sucesso se deve a uma junção de forças da LNB com atletas, clubes, patrocinadores, parceiros de mídia e todos os torcedores que apoiam e acreditam na força do basquete brasileiro”, afirmou Rodrigo Montoro, presidente de LNB.
Ver essa foto no Instagram
Em quadra, o Jogo das Estrelas teve homenagens a ídolos do basquete, shows de artistas locais, câmeras interativas, bazuca com brindes e diversas interações com o cubo central de LED. E por falar em show, outra ação inédita no Brasil foi a projeção mapeada na quadra, proporcionada pela CAIXA, algo nunca antes visto em eventos esportivos brasileiros.
Superintendente de patrocínios, promoções e eventos da CAIXA, Estevão Mariano afirmou que o retorno com o Jogo das Estrelas em BH foi muito além das expectativas. “O Jogo das Estrelas do NBB foi um evento incrível que permitiu a Caixa comunicar com todos os públicos e oferecer diversas ações para crianças, jovens e adultos. Durante cinco dias realizamos ações sociais em escolas e núcleos de basquete, participamos do Café com as Estrelas e da festa de boas-vindas, interagimos com o público na Arena, apoiamos um festival de basquete para 200 crianças, montamos a maior ativação esportiva através da Arena Caixa e viabilizamos a inédita projeção mapeada na quadra inspirada nas ligas americanas. Tudo foi feito para valorizar a comunidade do esporte e o resultado superou nossas expectativas.”
+ Veja galeria de fotos completa do Jogo das Estrelas
Vice-presidente executivo e diretor administrativo da NBA América Latina e Canadá, Arnon de Mello elogiou o evento. “Fiquei muito impressionado pelo cuidado com os detalhes, com a preocupação em oferecer a melhor experiência possível aos fãs de basquete que foram à arena em BH. Além disso, uma série de ativações, homenagens, jogos bem disputados e que ficaram ainda melhores com o uso da tecnologia, do vídeo mapping em quadra. A edição 2025 do Jogo das Estrelas trouxe uma combinação perfeita entre o entretenimento e a emoção do jogo”, afirmou.
Sócio Fundador da Sport Track Insights, Rafael Plastina também elogiou o evento em Belo Horizonte. “O Jogo das Estrelas vem ao longo dos anos se consolidando como um evento multiplataforma que fala, por meio das transmissões, diversas linguagens para diversos públicos diferentes, ativando não só o esporte basquete, mas também o que há de melhor no NBB, dando oportunidade de relacionamento em diversas camadas, diversos níveis para os patrocinadores, de forma presencial e virtual por meio das transmissões em várias plataformas, mas também na geração de conteúdo proprietário, na possibilidade de ativar marcas no local e também no digital, o que é muito importante porque ele dá essa percepção real de relacionamento e, acima de tudo, oferece experiência para os mais diversos públicos das marcas. Espero que o Jogo das Estrelas possa trazer novos parceiros que possam interagir com seus públicos e que eles possam que a produção e a cocriação de conteúdo com o parceiro, com o patrocinado, é muito importante também”, afirmou.
Transmissão multiplataforma e voto via Whatsapp aproximam fãs do Jogo das Estrelas
O Jogo das Estrelas 2025 foi transmitido em 4K no SporTV, ESPN, TV Cultura (e filiada local) e YouTube do NBB, além de Itatiaia e Flamengo TV, ambos também no YouTube. Ao todo, considerando as diversas plataformas e filiadas dos parceiros de mídia do NBB, o Jogo das Estrelas foi exibido em 12 canais diferentes.
* SporTV 4k
* SporTV 3
* ESPN 4
* TV Cultura
* YouTube NBB
* Globoplay 4k
* Disney+
* Youtube Itatiaia
* Rede Minas (filiada TV Cultura em Minas Gerais)
* Rede Ita (filiada TV Cultura na Paraiba)
* Flamengo TV (Youtube)
* BasquetPass (streaming por assinatura)
“A parceria com a LNB para o Jogo das Estrelas foi uma oportunidade de trabalhar a estratégia da Itatiaia como produtora de conteúdo multiplataforma, enriquecendo a programação esportiva do nosso canal no YouTube, ainda mais com a transmissão em 4k, um marco temporal para a emissora. Além disso, como media partner, a Itatiaia esteve presente de forma ativa no maior evento do basquete brasileiro, reforçando a nossa missão exibir para o público os eventos esportivos de relevância, no Brasil e no mundo. Ainda vale destacar a qualidade e riqueza de conteúdo produzidos pelo Jogo das Estrelas, que criaram um ambiente de envolvimento para o fã do basquete”, afirmou Armando Oliveira, que é Head Conteúdo audiovisual Rádio Itatiaia e gestor de conteúdo e projetos multiplataforma.
Ver essa foto no Instagram
Nova rede social do NBB CAIXA, o Whatsapp foi protagonista de uma ação inédita no Brasil. Todos os fãs puderam participar da votação dos vencedores dos confrontos das Enterradas e da escolha do MVP – tudo através de enquetes no canal oficial do NBB no WhatsApp em tempo real. Essa foi a primeira vez que uma votação via Whatsapp foi promovida em uma arena esportiva no Brasil. Ao todo, foram mais de 7 mil votos nas enquetes do canal do WhatsApp do NBB CAIXA, que seguirá sendo abastecido com conteúdos pelo restante da temporada.
“O voto popular via Whatsapp fez o público fazer parte das decisões possíveis do Jogo das Estrelas. Conseguimos engajar os fãs presentes na arena e ainda encurtar a distância do torcedor que assiste pela transmissão. Com isso, buscamos aumentar o senso de pertencimento do fã para com o basquete brasileiro e aproximar a marca NBB da comunidade”, acrescentou Douglas Carraretto.
“Primeiro demos foco em aumentar o alcance do produto, especialmente com os parceiros de mídia e creators, depois no engajamento digital para então converter pessoas que estão se conectando com o produto NBB em novos fãs do basquete brasileiro. É uma construção contínua, e sabemos que o Jogo das Estrelas é um potencializador desse propósito”, finalizou o diretor de comunicação da LNB.
O Bolão Crossover agitou o público na Arena UniBH. Foto: Alessandra Torres
Parceira da LNB há oito temporadas, a Penalty, responsável pela bola oficial do evento e pela confecção dos uniformes, comemorou o resultado de mais uma realização do Jogo das Estrelas.
“A expectativa da Penalty com o evento foi mais uma vez superada positivamente. Por meio das nossas ativações, conseguimos criar conexão com os fãs da modalidade e com nossos convidados. O Jogo das Estrelas é planejado para que os patrocinadores possam realizar grandes ações e isso facilita demais a criação de conteúdo para as marcas envolvidas no evento. Para a Penalty, como marca e patrocinadora, temos três grandes objetivos: mostrar a qualidade das nossas bolas de basquete que são 100% customizadas e exclusivas para o Jogo das Estrelas, vestir os melhores atletas do NBB com os uniformes do evento e gerar proximidade com os fãs. É sempre muito gratificante trabalhar com a Liga Nacional de Basquete porque eles estimulam seus parceiros para ativarem bastante o evento e a ação de vídeo mapping na quadra foi o ponto forte, mostrando que sempre é possível melhorar o produto”, afirmou Felipe Joseph, coordenador de relações esportivas da Penalty.
+ Time Jhonatan supera o Time Reynan na final e conquista o título do Jogo das Estrelas 2025
+ Lucas Dias é eleito MVP e ultrapassa o número de troféus de Shamell
+ Marquinhos recebe homenagem em sua última participação no Jogo das Estrelas
+ Olivinha, Arthur Belchor e Minas Tênis Clube são homenageados
+ Lucas Brandão pula companheiro de 2,13m e fatura o Torneio de Enterradas
+ Nate Barnes fica perto de recorde de Marcelinho Machado e é campeão do Torneio de 3 pontos CAIXA
+ Matheusinho, do Botafogo, conquista o título do Desafio Crossover Penalty
+ Edição de 2025 do Jogo das Estrelas é elogiada por aqueles que participaram do evento
O Jogo das Estrelas 2025 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria oficial do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais de Copasa e Governo de Minas, Penalty e Valmont, patrocínios Paraty Energia, Blink e Tereos – Açúcar Guarani – e UMP e apoio da Lei de Incentivo ao esporte e Governo Federal.