NOTÍCIAS

jogo das estrelas
27 de março de 2025

Atletas participam de ações sociais em diversas escolas durante semana do Jogo das Estrelas 2025

Os atletas que estiveram no Jogo das Estrelas 2025 não só marcaram presença nos desafios e no jogo principal, mas também nas diversas ações sociais que foram organizadas na semana do evento em Belo Horizonte. A Liga Nacional de Basquete, em parceria com Açúcar Guarani, Copasa, Paraty Energia, Penalty e Valmont, promoveu o encontro dos ídolos do basquete nacional com crianças presentes nas escolas visitadas. Uma troca de experiências de via de mão dupla, que emociona os dois lados.

Visita ao Clube Labareda

Para abrir as ações sociais em Belo Horizonte, Lucas Cauê, Matheus Buiú, Paulichi e Victão visitaram o Clube Labareda, do Clube Atlético Mineiro, na tarde de quarta-feira (19/03). Cerca de 30 crianças de escolas públicas da região participaram das atividades, além de mais de 70 pessoas que estiveram presentes no local. O evento foi organizado pela Liga Nacional de Basquete em colaboração com a Paraty Energia e marcou a inauguração da quadra de basquete no Clube Labareda.

Os atletas foram recebidos com muita animação e aplausos na chegada ao clube, com os alunos formando um corredor de boas-vindas. Logo após, os jogadores conduziram um circuito de basquete, ensinando as crianças a aprimorar o controle de bola, além de técnicas de arremesso, de drible e de bandeja. Foram realizados jogos amistosos com equipes mistas formadas por atletas e crianças. Os presentes no evento também puderam tirar fotos e pedir autógrafos dos atletas.

Matheus Buiú, natural de Belo Horizonte, apreciou muito a oportunidade de estar no evento. “O sentimento é muito bom, uma felicidade imensa em estar aqui e viver essa atmosfera do time que eu torço desde muito pequeno, pelo futebol”, comentou o jogador do Farma Conde/São José Basketball. Lucas Cauê, do Corinthians, também elogiou o evento. “Quanto mais clubes, quanto mais projetos, quanto mais pessoas incluírem essa molecada no basquete, é melhor para o esporte e para todo mundo.”

Visita de participantes do Jogo das Estrelas ao Clube Labareda. Foto: Atlético-MG

Visita à Escola Estadual Professor Clóvis Salgado

Na primeira visita de quinta-feira (20/03), Alexey Borges, Andrezão, David Sloan, Duane Johnson, Felipe Gregate, Matheusinho e Renan Lenz foram à Escola Estadual Professor Clóvis Salgado, na região periférica de Belo Horizonte, para conhecer os alunos do Instituto Superação. 25 alunos participaram das atividades, além de mais de 80 pessoas que acompanharam o evento no local. A ação teve parceria com a Copasa.

As nossas estrelas foram recebidas com muitos aplausos assim que chegaram à escola. Os jogadores participaram de um circuito, onde mostraram alguns fundamentos de basquete às crianças, como controle de bola, passe e arremesso, seguido de um jogo amistoso em que as estrelas se juntaram aos alunos. No final da visita, houve troca de presentes: as crianças entregaram medalhas do Instituto Superação a todos os atletas, enquanto receberam brindes da CAIXA, além de fotos e autógrafos dos jogadores.

Breno Guedes, gerente de comunicação da Copasa, marcou presença na Escola Estadual Professor Clóvis Salgado e comentou sobre a importância do evento para as crianças. “Essa oportunidade de trazer os atletas principais para conhecerem os alunos é fundamental para estimular o esporte na criança desde cedo”, disse Breno.

Pivô do Fortaleza Basquete Cearense/CFO, Renan Lenz também mencionou a importância do esporte para as crianças. “Isso muda vidas. O basquete muda vidas e o que o Instituto Superação faz também muda vidas. Fazer a alegria da criançada nos deixa tão felizes quanto eles.”

Visita à Escola Estadual Professor Clóvis Salgado. Foto: LNB

Visita à Escola Estadual José Mesquita de Carvalho

Continuando as ações sociais de quinta-feira (20/03), Nate Barnes, Larry Taylor, Shamell e Von Haydin visitaram a Escola Estadual José Mesquita de Carvalho para conhecer os alunos do Instituto Superação. 25 estudantes participaram das atividades e mais de 100 pessoas assistiram ao evento no local. A iniciativa teve parceria com a Penalty.

Foi mais um local tomado por grande entusiasmo e aplausos para os astros do NBB CAIXA. Os jogadores ensinaram técnicas de bandeja e arremesso nos cantos da quadra, além de controle de bola e passe no meio da quadra. Todos os alunos tiveram a chance de participar de cada uma dessas estações. Então, a bola subiu para jogos amistosos com equipes mistas formadas por atletas e alunos.

Para encerrar a visita, houve uma troca de presentes: as crianças entregaram medalhas do Instituto Superação aos jogadores, que, por sua vez, distribuíram brindes da CAIXA, além de tirar fotos e solicitar autógrafos dos atletas.

Von Haydin comentou sobre o evento. “Sensação maravilhosa. Tem sido um prazer imenso de participar deste evento, porque interagir com a criançada é a parte mais legal do esporte. Espero que elas estejam aproveitando tanto quanto eu”, disse o atleta do CAIXA/Brasília Basquete.

O gerente de esportes do Instituto Superação, Flávio Davis também esteve no evento. “Essa ação tem tudo a ver com a missão do Instituto Superação, que é formar a partir do esporte e salvar vidas através do esporte. Espero que eles possam entender este encontro não só como aprimoramento técnico, mas para a moldagem de princípios e de caráter”, disse.

Crianças da Escola Estadual José Mesquita de Carvalho que receberam a visita do Jogo das Estrelas. Foto: Hedgard Moraes/LNB

Visita à Escola Estadual Padre João Bosco Penido Burnier

Seguindo o cronograma de ações sociais de quinta-feira (20/03), Bennett, David Jackson e Jordan Williams, além do técnico Léo Costa, compareceram à Escola Estadual Padre João Bosco Penido Burnier para interagir com os estudantes do Instituto Superação. Participaram das atividades 21 alunos, além de mais de 100 pessoas que acompanharam o evento no local. A ação foi organizada teve colaboração da Valmont.

Teve muita alegria e empolgação para a chegada dos atletas à escola, com os alunos formando um corredor para acolhê-los. Logo após, os jogadores conduziram um circuito de basquete, onde ensinaram as crianças a ter melhor equilíbrio de bola, pedindo para bater a bola de basquete enquanto equilibrava uma bola de tênis, arremesso, moldando melhor a forma de arremessar dos alunos, além de drible e equilíbrio. Em seguida, ocorreram três jogos amistosos com equipes mistas formadas por atletas e alunos, sendo dois jogos com meninos e a outra partida com meninas.

Para encerrar a visita, houve uma troca de presentes: as crianças entregaram medalhas do Instituto Superação aos jogadores, que, por sua vez, distribuíram brindes da CAIXA e da Valmont, além de tirar fotos e pegar autógrafos dos atletas.

O técnico Léo Costa, do KTO Minas, comentou sobre a ação na Estadual Padre João Bosco Penido Burnier. “Foi uma atividade muito bacana com os atletas do Instituo Superação, que já faz um grande trabalho há alguns anos. Pudemos interagir com as crianças e ensinar um pouquinho dos fundamentos. Espero que eles tenham gostado tanto quanto nós.”

Encontro dos astros do Jogo das Estrelas com alunos da Escola Estadual Padre João Bosco Penido Burnier. Foto: LNB

Visita à Escola Estadual Madre Carmelita

Na última ação desta quinta-feira (20/03), Adyel Borges, Lucas Atauri, Brunão, Wini Silva, juntamente com o técnico Vitor Galvani, visitaram a Escola Estadual Madre Carmelita para interagir com os estudantes do Instituto Superação. 25 alunos participaram ativamente das atividades, juntamente com mais de 100 pessoas que assistiram ao evento. A iniciativa foi promovida pela Liga Nacional de Basquete em parceria com a Copasa.

Os atletas foram recebidos com grande entusiasmo e aplausos ao chegarem à escola, com os alunos formando um corredor de boas-vindas, e depois cada um dos atletas apresentou seu nome, idade e equipe que jogam. Em seguida, os jogadores realizaram um circuito de basquete, onde ensinaram técnicas de bandeja e arremesso nos cantos da quadra e controle de bola e passe no meio da quadra. Todos os alunos tiveram a chance de participar de cada uma dessas estações.

Após o circuito, foram realizados dois jogos amistosos com equipes formadas por atletas e alunos, sendo um jogo entre meninos e o outro entre meninas. Para encerrar a visita, houve uma troca de presentes: as crianças entregaram medalhas do Instituto Superação aos jogadores, que, por sua vez, distribuíram brindes da CAIXA, além de tirar fotos e solicitar autógrafos dos atletas.

“Brincar com a criançada é a melhor coisa que tem, e é por isso que eu jogo basquete. Eu adoro fazer isso! Isso rejuvenesce e dá sentido a ser jogador de basquete”, disse Brunão. Wini Silva também aprovou o evento. “Você vê a alegria da criançada. Se eu tivesse tido essa oportunidade na escola, talvez teria me ajudado ainda mais na minha jornada. Espero que eles tenham gostado tanto quanto a gente aqui.”

O evento também contou com a participação da Secretária de Educação de Minas Gerais Celina Souza Gontijo. “A importância é muito grande por estudantes. Este evento celebra a inclusão e com certeza ficará guardada para sempre na memória dos alunos que estiveram aqui”, completou.

Encontro do Jogo das Estrelas com a Escola Estadual Madre Carmelita. Foto: LNB

Ação Social com Cadeirantes na Areninha do Minas Tênis Clube

Para encerrar as ações sociais da semana do Jogo das Estrelas, a Liga Nacional de basquete, em parceria com a Açúcar Guarani, promoveu um evento de Basquete 3×3 com cadeirantes na Areninha do Minas Tênis Clube neste sábado (22/03). O evento reuniu os times do CAD e do Olympico Club para a partida.

O evento também contou com a presença de Serginho, atleta da modalidade que disputou o Desafio de Três Pontos junto com os atletas do NBB CAIXA na noite da última sexta-feira (21/03) e foi ovacionado pelo público.

Após partida muito disputada, a equipe do Olympico Club acabou levando a melhor, e com isso, os vencedores receberam as medalhas de Léo Costa, treinador do KTO Minas. “Foi fantástico ver o projeto dos cadeirantes. Uma iniciativa muito legal que promove a modalidade e que ensina a gente”, disse o técnico.

Jogo 3×3 de cadeirantes que fez parte da programação do Jogo das Estrelas. Foto: LNB

“Esse evento é muito importante para nós darmos visibilidade e fazer com que outras pessoas possam assistir o esporte e praticar”, disse Daniel, um dos atletas do Olympico Club que esteve em ação no evento de hoje. “Evento muito importante para a categoria de cadeira de rodas porque fomenta a modalidade que tem crescido a cada ano, e esperamos que cresça ainda mais”, disse Luiz, que jogou o confronto pelo time do CAD.

Quem também esteve no evento foi Fernando Mineiro, ex-atleta profissional de basquete e assistente técnico da equipe de Basquete em Cadeira de Rodas da AMA. “Evento sensacional que o NBB está fazendo para mostrar um pouco do nosso trabalho. A Liga Nacional de Basquete está de parabéns pela iniciativa, ficamos muito felizes pelo espaço”, disse Fernando.

LEIA TAMBÉM:

+ Time Jhonatan supera o Time Reynan na final e conquista o título do Jogo das Estrelas 2025

+ Lucas Dias é eleito MVP e ultrapassa o número de troféus de Shamell

+ Marquinhos recebe homenagem em sua última participação no Jogo das Estrelas

+ Olivinha, Arthur Belchor e Minas Tênis Clube são homenageados

+ Lucas Brandão pula companheiro de 2,13m e fatura o Torneio de Enterradas

+ Nate Barnes fica perto de recorde de Marcelinho Machado e é campeão do Torneio de 3 pontos CAIXA

+ Matheusinho, do Botafogo, conquista o título do Desafio Crossover Penalty

+ Edição de 2025 do Jogo das Estrelas é elogiada por aqueles que participaram do evento

+ Jogo das Estrelas 2025 inova com “parque de diversões”, projeção mapeada e voto via Whatsapp

+ LNB conta com apoio fundamental da CAIXA para realização do Jogo das Estrelas

+ Com muita diversão, Arena NBB CAIXA foi uma das atrações da semana do Jogo das Estrelas 2025

O Jogo das Estrelas 2025 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria oficial do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais de Copasa e Governo de Minas, Penalty e Valmont, patrocínios Paraty Energia, Blink e Tereos – Açúcar Guarani – e UMP e apoio da Lei de Incentivo ao esporte e Governo Federal.

#JOGODASESTRELASNBB