NOTÍCIAS

jogo das estrelas
1 de fevereiro de 2019

Chutadores a postos

O Torneio de 3 Pontos do Jogo das Estrelas 2019 já tem seus seis participantes definidos. A disputa acontecerá no primeiro dia do evento, sexta-feira (08/02), em que as atividades terão início às 19 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), com transmissão ao vivo dos canais ESPN e Fox Sports.

David Jackson (Sesi Franca Basquete), Betinho (EC Pinheiros), Farad Cobb (Basquete Cearense), Zach Graham (Universo/CAIXA/Brasília), Felipe Vezaro (Joinville/AABJ) e o atual vice-campeão Jefferson William (Sendi/Bauru Basket) serão os participantes.

+Garanta seus ingressos no HotSite do Jogo das Estrelas 2019 

Atual campeão do torneio, Rafael Hettsheimeir (Sesi Franca Basquete) não defenderá o título por conta de uma fissura no osso navicular do pé esquerdo, que o deixará afastado das quadras de seis a oito semanas. O pivô foi substituído por David Jackson, que será o representante da casa na disputa.

O formato da disputa foi mantido em relação às últimas edições. Em um tempo máximo de 60 segundos, o participante faz 25 arremessos, cinco de cada posição. Cada bola normal convertida vale um ponto, enquanto que um tiro convertido com a bola colorida vale dois pontos.

Assim como nas edições passadas, os competidores terão a opção de escolher uma posição para um carrinho composto somente de bolas coloridas, o que aumenta ainda mais as chances de melhorar a pontuação do atleta. Os dois melhores desempenhos da fase classificatória avançarão à final. Quem vencer, ficará com o título.

+Escolha os titulares do NBB Brasil e NBB Mundo no Jogo das Estrelas 2019

Representante da casa e substituto do atual campeão Hettsheimeir, David Jackson é, sem dúvidas, um dos maiores chutadores da história do NBB CAIXA. O jogador é dono do segundo melhor aproveitamento de todos os tempos (45,9%) e tem uma média de 2,0 tiros convertidos nos 178 jogos disputados no campeonato.

Na atual temporada do NBB CAIXA, Jackson é o recordista em bolas de 3 em um só jogo, com nove convertidas contra o Vasco da Gama, além de ser o terceiro jogador que mais acerta tiros longos na competição (média de 2,5 por jogo), com direito a incríveis 47,5% de aproveitamento (3º melhor no ranking).

Jefferson William é outra figurinha carimbada no torneio. O ala/pivô do Bauru participa do torneio pela quinta vez e já acumula um título (2017) e dois vice-campeonatos (2014 e 2018). Na atual temporada, ele é o líder em bolas de 3 pontos do Dragão no NBB CAIXA, com 2,0 por jogo, além de um aproveitamento de 38.8%.

De volta ao Torneio de 3 Pontos depois de nove anos – disputou na edição 2010, pelo Paulistano –, o ala Betinho, do Pinheiros, é um dos líderes em bolas de 3 pontos da equipe no campeonato, com 1,9 convertidas por duelo e um aproveitamento de 43,7% nos chutes tentados. De quebra, ele é dono da segunda maior marca de bolas de 3 em um só jogo, com oito contra o Joinville.

+Ranking completo de arremessos do NBB CAIXA 2018/2019

Felipe Vezaro, por sua vez, disputará o torneio pelo segundo ano consecutivo. Chutador nato, o ala do Joinville tem média de 2,1 bolas de 3 pontos convertidas por partida e um aproveitamento de 41,5% nos tiros tentados. Na edição anterior, o jogador registrou 15 pontos na fase classificatória, mas acabou não indo à decisão.

Um dos grandes destaques da atual temporada do NBB CAIXA, o norte-americano Zach Graham fará sua estreia no evento festivo. O ala do Brasília, é o cestinha da competição (20,95 ppj), detém a maior média de acertos nos tiros longos, com 2,6 por partida, além de um aproveitamento de 42,0% nesse tipo de arremesso.

E por fim, outro gringo que faz sua primeira aparição no NBB CAIXA também está na disputa: Farad Cobb. O armador do Basquete Cearense converte 1,8 bolas de 3 pontos por partida e é dono de um dos maiores aproveitamentos neste tipo de arremesso no campeonato – 43,2%.

Disputado desde a primeira edição, o Torneio de 3 Pontos se tornou uma das grandes atrações do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA. Sempre envolvendo astros do maior campeonato de basquete do país, o desafio já teve cinco campeões diferentes.

Fernando Fischer (2009 e 2011) e Marcelinho Machado (2014 e 2015) são os únicos bicampeões. Os outros vencedores são Thiaguinho (2010) e Helinho Garcia (2012), Duda Machado (2016), Jefferson William (2017) e Hettsheimeir (2018), atual campeão.

O Jogo das Estrelas 2019 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a NBA e conta com os patrocínios da CAIXA, Avianca, Nike, Penalty, Infraero, Eurofarma, McDonald’s e TNT Energy Drink e os apoios da Algar Telecom, UNISAL, Açúcar Guarani e Ministério do Esporte e Governo Federal.

Os participantes do Torneio de 3 Pontos 2019:

– David Jackson (Sesi Franca Basquete)
– Betinho (Pinheiros)
– Farad Cobb (Basquete Cearense)
– Zach Graham (Universo/CAIXA/Brasília)
– Jefferson William (Sendi/Bauru Basket)
– Felipe Vezaro (Joinville/AABJ)

Todos os campeões do Torneio de 3 Pontos:

2009 – Fernando Fischer (Bauru)
2010 – Thiaguinho (Pinheiros)
2011 – Fernando Fischer (Bauru)
2012 – Helinho (Franca)
2013 – Matheus Dalla (Limeira)
2014 – Marcelinho Machado (Flamengo)
2015 – Marcelinho Machado (Flamengo)
2016 – Duda Machado (Basquete Cearense)
2017 – Jefferson William (Bauru)
2018 – Hettsheimeir (Bauru)

'

#JOGODASESTRELASNBB

Patrocinadora Máster
Marca oficial
Patrocinadora Oficial
Cia Aérea Oficial NBB
Patrocinadora Oficial
Patrocinador Oficial
Patrocinador Oficial
Patrocinadora Oficial
Patrocinadora Oficial
Apoiadora Oficial
Patrocinadora Oficial
Bola Oficial
Apoiador Oficial
Apoiador Oficial
Apoiador Oficial
Parceiro de Tecnologia
Apoiadora Oficial
Parceiro
Emissora
Emissora
Emissora
Emissora
Chancela
Realização